O Município de Sátão associou-se uma vez mais às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Este ano o tema é “Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza”.
Para celebrar este dia, o Município, através da disciplina de História e das professoras Conceição Lima e Márcia Teixeira, do Agrupamento de Escolas de Sátão, realizou uma caminhada, com os alunos do 10ºD, até à Capela de Nossa Sra. da Esperança, localizada em Abrunhosa.
«Foi feita uma visita guiada à Capela, com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância da requalificação dos espaços e da manutenção dos mesmos, como indica a Carta de Veneza, para que assim o nosso passado e a nossa história se possam manter por muitos anos e chegar sempre às gerações futuras», explica a Autarquia.
O Município considera que «esta visita foi uma mais-valia para estes alunos, cujo programa letivo inclui o estudo da arte barroca».
Destacamos ainda o património arqueológico e religioso existente no concelho de Sátão, salientando a Orca do Tanque – em requalificação, a Orca de Forles, requalificada recentemente, os Conventos de Santa Eufémia e o do Senhor Santo Cristo da Fraga em Ferreira de Aves, o Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos em Romãs e o Santuário do Sr. da Agonia em Avelal.