Sapadores florestais lançam petição para melhoria de condições laborais

15/12/2020 18:23

A integração de todos os Sapadores Florestais na carreira profissional de Sapador Bombeiro Florestal é a reivindicação da petição lançada pelo Sindicato Nacional de Proteção Civil (SNPC). 

Os Sapadores Florestais surgiram em 1999, como instrumento da política florestal, com vista a contribuir para a diminuição do risco de incêndio e a valorização do património florestal através da criação de equipas especializadas, reforçando as estruturas de prevenção e de combate já existentes. Com a petição, estes profissionais lutam por uma maior justiça salarial e valorização profissional. 

Em declarações ao Portal Bombeiros.pt, Alexandre Carvalho, Sapador Florestal na CIMVDL refere o esquecimento a que são relegados os Sapadores Florestais: “É triste quando se assiste a um desconhecimento total por parte dos nossos decisores políticos sobre quem somos, o que fazemos e o que exigimos. Triste realidade! Esquecem-se logo que passa a fase dos incêndios e não nos valorizam pelo trabalho que executamos na nossa Floresta e em todas as outras missões que nos estão destinadas, quando nos toca a exigência de sermos agentes de proteção civil.  Queremos transformar esta realidade! Alertando todos os trabalhadores da floresta para as reivindicações de todo um setor que anseia por dias melhores e onde a valorização do seu trabalho e do seu esforço seja finalmente reconhecida através de um aumento salarial, devidamente ajustado às nossas funções, e da obtenção da nossa carreira e estatuto profissionais.”

No passado dia 11 de Dezembro foi realizada, junto à Assembleia da República, uma ação simbólica de recolha de assinaturas. Sob o lema – “Dignificar e Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores! “ – a petição para a Integração da Carreira Profissional de Sapador Bombeiro Florestal para todos os Sapadores Florestais de Portugal necessita de 5 mil assinaturas para que possa ser levada a discussão na Assembleia da República. 

Petição disponível em: petição em: https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=pt103982

Foto: SFP

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *