Santacombadense sucede ao Sampedrense na conquista do Campeonato Distrital Sub-23

01/02/2024 09:27

No passado sábado, 27 de janeiro, a equipa de Sub-23 do Grupo Desportivo Santacombadense sagrou-se campeã distrital do escalão de sub-23, sucedendo, assim, à União Desportiva Sampedrense, que tinha vencido a primeira edição desta prova em 2022/23.

Com o GDS a necessitar de vencer o Souselo Futebol Clube, último classificado do campeonato, a goleada começou a construir-se desde cedo. Bruno, David, Bandeira, Gonçalo, Barroso e Sul, apontaram os 6 golos da equipa, sem resposta, consumando uma vitória esclarecedora e a consequente conquista do título distrital de SUB-23.

Após o término da partida, a festa começou no Estádio Estevão de Faria em comunhão com adeptos e simpatizantes e estendeu-se à restante cidade, onde atletas, equipa técnica e dirigentes foram recebidos nos Paços do Concelho pelo Presidente do Município, Leonel Gouveia e pelo vereador com o pelouro do Desporto, Joaquim Agostinho Marques. Ambos enalteceram o fantástico percurso da equipa e a aposta ganha na formação do GDS.

Em entrevista ao canal oficial do clube, o coordenador da formação, Carlos Mira, referiu que este é um título importante não só para o clube, mas também para os atletas: «muitos deles fizeram a sua formação nas camadas mais jovens do GDS/Pinguinzinho e são jogadores habituados a ganhar títulos, o que vem reforçar a clara aposta do GDS na formação».

Já o treinador André Martins referiu que «o percurso foi algo difícil devido às lesões e aos atletas que estudam longe, contudo, mesmo com esta realidade, os jogadores assumiram o compromisso e, com o empenho de todos, foi possível ganhar este título para o clube».

Por fim, David Ferreira, capitão de equipa, referiu que «todos os atletas, pela qualidade que têm vindo a demonstrar na formação ao longo dos últimos anos, mereciam este título” e garantiu que “a equipa vai procurar mais alegrias esta época».

Como campeão da prova, o GDS figura na lista das quatro melhores equipas da AF Viseu que irão disputar a Liga de Ouro Interdistrital (prova conjunta entre a AF Aveiro e AF Viseu) que se inicia no dia 10 de fevereiro – o vencedor desta prova será o campeão interdistrital.

O Grupo Desportivo Santacombadense explica que atribui grande importância a esta conquista: «Trata-se de um projeto com valorização real do enquadramento académico, a denominada Carreia Dual, conforme referido no Manual de Certificação das Entidades Formadoras, que a Federação Portuguesa de Futebol tem vindo a implementar – cerca de 95% do plantel SUB-23 do GDS, estuda na Universidade ou encontra-se em vias de ingressar, frequentando cursos em locais tão distantes como Viseu, Aveiro, Covilhã, Coimbra, Rio Maior e Lisboa».

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *