Santa Comba Dão dá o primeiro passo para a definição de uma estratégia em matéria de habitação

16/03/2021 12:58

Na passada sexta-feira, 12 de março, a autarquia de Santa Comba Dão realizou uma reunião preparatória para a definição de uma Estratégia Local de Habitação (ELH), documento que define a estratégia municipal  em matéria de habitação, priorizando as soluções habitacionais que a autarquia pretende ver desenvolvidas, tendo por base o diagnóstico global atualizado das carências habitacionais.

“De extrema importância no quadro da promoção da qualidade de vida concelhia, este importante instrumento de apoio e planeamento de âmbito municipal concretiza os princípios orientadores da Nova Geração de Políticas de Habitação, através da definição da estratégia municipal de intervenção em matéria de política de habitação. Tem um âmbito abrangente, na medida em que pressupõe a consideração das necessidades, problemas e disfunções do setor habitacional, propondo uma estratégia global, integrada e participada”, esclarece a autarquia santacombadense.

O executivo acrescenta que “tem como principais objetivos a qualificação do  tecido urbano e potenciação do bem estar social, a o acesso a uma habitação condigna a todas as famílias e a priorização das operações de reabilitação do parque habitacional. Com a ELH pretende-se, ainda, entre outros objetivos,  gerar nova habitação adaptada a suprir carências especificas, e apostar num modelo de gestão habitacional próximo dos munícipes”.

A ELH integra um diagnóstico global atualizado das carências habitacionais existentes no território, a caracterização do atual contexto, bem como a definição de soluções habitacionais e respetiva programação. A reunião contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, presidente da Assembleia Municipal, presidentes de junta, representantes de instituições particulares de solidariedade social (ipss), Bombeiros Voluntários, Guarda Nacional Republicana e  ADICES.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *