Saiba quais os horários dos Centros de Saúde da ULS Viseu Dão Lafões durante o Plano de Contingência Sazonal

20/01/2024 15:03

No dia 1 de janeiro de 2024 entrou em funcionamento a nova Unidade Local de Saúde de Viseu Dão Lafões, EPE. Com a criação da ULS Viseu Dão Lafões foram integrados todos os Centros de Saúde da região de Dão Lafões, o Hospital de Viseu, o Hospital de Tondela e a Rede de Cuidados Continuados Integrados da nossa área geográfica.

Este novo modelo de organização, que decorre da reforma do Serviço Nacional de Saúde, «privilegia a integração e articulação de cuidados e fomenta as respostas de proximidade, no domínio da promoção da saúde e da prevenção da doença, na prestação de cuidados e no tratamento, na recuperação e reabilitação, colocando o cidadão no centro do sistema».

«Com este trabalho em rede, o nosso compromisso é melhorar a resposta às necessidades em saúde da população que temos por missão cuidar, garantindo cuidados seguros e de qualidade que aumentem a satisfação dos utentes e profissionais. O Plano de Contingência sazonal 2023/2024 assume assim uma responsabilidade transversal no atendimento dos utentes com queixas agudas em ambos os níveis de cuidados», refere a ULS.

As baixas temperaturas que atualmente se verificam, condicionam uma maior procura de cuidados de saúde por aumento da atividade gripal e descompensação de doenças crónicas, o que levou a um acréscimo acentuado do número de consultas e de internamentos hospitalares. Para responder a esta situação a ULS Viseu Dão Lafões tem vindo a implementar várias medidas do seu plano de contingência. Ao nível dos cuidados hospitalares foram adiadas cirurgias não prioritárias, como forma de disponibilizar mais camas para internamento de doentes agudos e, nos cuidados de saúde primários, foi aumentada a capacidade de resposta a situações agudas nas unidades funcionais dos centros de saúde, com disponibilização de um maior número de consultas abertas e de intersubstituição nos dias úteis e fins de semana.

Porque a saúde e o bem-estar da nossa comunidade são a nossa principal prioridade, recomendamos à população:

•       Adote medidas de proteção individual contra o frio.

•       Se faz parte do grupo alvo para vacinação, cuja idade da população geral baixou para os 50 anos, não hesite em vacinar-se. A vacinação contra a gripe é a principal medida de prevenção.

•       Utilize o SNS24 como primeiro ponto de contacto com os serviços de saúde. Muitas queixas agudas podem ser avaliadas desta forma, permitindo um aconselhamento eficaz sem a necessidade de deslocação a uma consulta. Relembramos que a Autodeclaração de doença está acessível através do SNS24.

•       Em caso de risco ou perigo de vida ligue para a linha de emergência: 112.

•       Utilize a máscara de proteção, no caso de ter sintomas respiratórios, sempre que estiver em contacto com outras pessoas ou em espaços de utilização partilhada, como os serviços de saúde. Desta forma previne a transmissão da gripe e de outras infeções respiratórias.

•       Siga os conselhos da sua Equipa de Saúde Familiar e de todos os profissionais de saúde.

Para que possamos prestar melhores cuidados, agradecemos a compreensão e a colaboração de todos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *