S. C. Dão: Couto do Mosteiro celebra São Brás a 3 e 4 de fevereiro

28/01/2024 16:42

No âmbito da adesão de Couto do Mosteiro à rede das Aldeias de Portugal, encontra-se programada uma agenda de eventos de celebração das tradições e identidade local do território, a desenvolver nos primeiros meses do ano.

No roteiro desta celebração, a iniciativa ‘O Reviver da Aldeia’, realizada na Gestosa, este sábado, 27 de janeiro, foi a primeira do calendário. O dia foi preenchido com jogos da malha e do mil, música, um jantar cozinhado em panelas de ferro e uma oficina de filhoses com mel. 

A próxima iniciativa, a 3 e 4 de fevereiro, é a festa de São Brás no Couto do Mosteiro, que vai ter programa alargado com a tradição religiosa a aliar-se à divulgação do património, música e gastronomia. Nota para a missa na Capela do Senhor do Couto, às 19h, e a atuação dos ‘Entre Amigos‘, no Solar dos Costas , a 3 de fevereiro, às 22h, com bar, caldo verde e bifanas.

Já no dia 4, fica o registo para uma oficina do pão, às 15h, precedida pela iniciativa ‘Almoce e Jante Connosco’, marcada para as 12h30, que traz à mesa sopa da pedra, arroz de feijão cozinhado em panela de ferro, porco no espeto e arroz doce. O alinhamento do dia conta, ainda, na manhã, às 10h30, com a missa na Igreja Matriz do Couto do Mosteiro seguida de procissão com a Filarmónica de Santa Comba Dão, e, de tarde, com ‘Ritmo Caliente’, às 14h.

Nas últimas semanas de março, Vila de Barba vai receber a tradição das Ladainhas, com a iniciativa Amentar as Almas, um ritual ligado à Páscoa, com organização do Clube Recreativo Desportivo e Cultural de Vila de Barba.

Couto do Mosteiro – Aldeia de Portugal conta com o envolvimento da ADICES, município de Santa Comba Dão, União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, e Associação Turismo de Aldeia (ATA). Na dinamização de eventos, a agenda vai contar com o apoio do Centro Cultural Recreativo e Social da Gestosa, da aldeia do Couto do Mosteiro e do Clube Recreativo Desportivo e Cultural de Vila de Barba.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *