Revista “Monumentos” dedica volume ao património de Lamego

29/11/2021 12:27

A 38ª publicação da revista “Monumentos”, dedicada ao património edificado da cidade de Lamego, apresenta um volume dedicado ao desenvolvimento urbano da antiga Lamencum da romanização à instituição medieval de Lamego, desenvolvido a partir de dois polos: o do Bairro do Castelo, de administração régia, encastrado no cimo do monte; e o do Couto da Sé, de administração episcopal.

Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, mostra-se orgulhoso com o processo de revitalização do Bairro do Castelo realizado pelo Município de Lamego até ao momento que está a ser reforçado com a reabilitação, em simultâneo, da Torre dos Figos e da Casa do Horto.

«Estes investimentos municipais integram um conjunto de intervenções iniciadas em 2007 com o projeto “Viver Lamego” e as parcerias para a regeneração urbana, que trouxeram uma nova vida à cidade, a nível paisagístico e urbanístico. Conseguimos estabelecer diversas parcerias com instituições de relevo locais e nacionais para conceber aqui um projeto de um museu polinucleado que conte as diversas histórias da multimilenar cidade de Lamego», explica.

A revista “Monumentos” é uma publicação técnico-científica da Direção Geral do Património Cultural, de periodicidade anual, dedicada à divulgação do património arquitetónico. A nova edição foi apresentada no último sábado, 27 de novembro, no Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos. com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, do Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos Santos, e da Diretora do Museu de Lamego, Alexandra Falcão. A apresentação pública desta edição foi feita pelos arquitetos Alexandre Alves Costa e Rui Lobo.


Subscreva a nossa Newsletter Informativa

Receba as novidades todas as semanas no seu email.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *