Resende: Limitação de mandatos de Garcez Trindade vai levar a mudança na cadeira do poder

03/10/2025 13:03

O concelho de Resende, situado a norte do distrito de Viseu, faz parte da sub-região do Tâmega e Sousa. As suas sete freguesias (Barrô, Cárquere, Paus, Resende, São Cipriano, São João de Fontoura, São Martinho de Mouros) e quatro uniões de freguesias (Anreade e São Romão de Aregos; Felgueiras e Feirão; Freigil e Miomães; Ovadas e Panchorra), distribuídas por 122,7 km², tinham, em 2021, 10 051 habitantes.

Na terra da cereja, o socialista Garcez Trindade vai, obrigatoriamente, ceder a posição, devido à limitação de mandatos. A substituição poderá passar por Jorge Caetano, que manterá a cor política; pelo oponente e repetente na corrida, Fernando Silvério; por Fernando Pinto, da Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV); ou por David Malheiro, o estreante do CHEGA.

Depois de chefiar o gabinete do antigo presidente António Borges e também do atual, Jorge Caetano tenta agora, e pela primeira vez, a sua sorte à frente dos socialistas. Aos 50 anos, o gestor, engenheiro civil e responsável por uma IPSS local, é igualmente membro da Comissão Nacional e do Secretariado da Federação Distrital de Viseu. 

O vereador social-democrata Fernando Silvério quer superar a margem de diferença que não lhe permitiu chegar à vitória, há quatro anos, e concretizar o seu programa de “Valorizar Resende”. No palmarés, o advogado ocupou, entre 2017 e 2021, um assento na oposição, na Câmara Municipal de Lamego.

Fernando Pinto, antigo eletricista e reformado, aos 75 anos continua a ambicionar um lugar no executivo municipal. Militante do Partido Comunista Português desde 1969, encabeça a lista da CDU e, com esta, soma quatro participações na disputa autárquica.

Aos 20 anos e a terminar a licenciatura no Porto, o jovem David Malheiro, natural da Maia, é novato na corrida a um lugar na Câmara. Militante do partido de André Ventura desde o início, o antigo escuteiro traça como linhas mestras a mobilidade, o ambiente e a sua área de formação, a economia.

Nas eleições autárquicas de 2021, o PS saiu vitorioso, com 49,01%, elegendo quatro vereadores, seguido de perto pela coligação PPD/PSD, com 47,09%, granjeando três mandatos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *