Resende: Casa da Torre da Lagariça acolhe as próximas “Conversas sobre o Património Local”

16/07/2024 12:25

No próximo sábado, 20 de julho, pelas 15h00, a Casa da Torre da Lagariça, em São Cipriano, recebe a iniciativa “Conversas sobre o Património Local”.

Classificado Imóvel de Interesse Público desde 19 de setembro de 1977, este solar, propriedade da família Cochofel, foi o local de visita e inspiração do escritor Eça de Queiroz para o romance “A Ilustre Casa de Ramires”.

No séc. XII construiu-se a solitária torre militar de planta quadrada, que serviu de ponto de vigia e prisão, sendo mais tarde edificado o casario em volta da torre e tornada casa de habitação dos fidalgos da Torre da Lagariça.

Para além da “Ilustre Casa” a quinta apresenta campos de cultivo e árvores de fruto, a Eira Velha, ponto mais alto da quinta onde, diz-se, Eça se sentava para admirar a paisagem e escrever o romance, os nichos da Via Sacra, o Tanque das Murtas, os jardins de inspiração romântica, a mata com bancos de pedra, e uma réplica da torre que serviu de pombal.

“Conversas sobre o Património Local” é uma atividade que compreende uma visita informal guiada pela técnica do património, que mantém o diálogo com os visitantes, elucidando-os sobre a interpretação do património, ajudando-os a observar os pormenores menos visíveis, despertando a curiosidade e o interesse e sensibilizando para a salvaguarda e conservação da riqueza local.

Foto // Município de Resende

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *