Registadas mais de 13 mil infrações durante operação “Taxa Zero ao Volante”

30/05/2023 11:59

Entre os dias 23 e 29 de maio, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ASNR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolveram a campanha de segurança rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, com o objetivo de alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool.

Esta campanha estava inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, e contou, uma vez mais, com a participação dos serviços da administração regional da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira em ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Durante as operações das Forças de Segurança foram fiscalizados presencialmente 55 mil veículos, tendo sido registados um total de 13,8 mil infrações, das quais 747 relativas à condução sobre efeito do álcool.

No período da campanha registaram-se cerca de 2,5 mil acidentes, dos quais resultaram oito vítimas mortais, 48 feridos graves e 761 feridos leves. Relativamente ao período homólogo de 2022 os números desceram, com registo de menos 87 acidentes, menos três vitimas mortais, menos 11 feridos graves e menos 85 feridos leves.

As oito vítimas mortais, cinco das quais do sexo masculino, tinham idades entre os 21 e os 82 anos, e resultaram de 5 despistes de veículos ligeiros, dois atropelamentos (um por veículo pesado e outro por veículo ligeiro) e ainda uma colisão entre dois veículos.

Estes acidentes ocorreram nos distritos de Braga, Porto (2), Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Évora e Faro. Dois aconteceram em arruamentos, dois em estradas nacionais, um na autoestrada, um num itinerário complementar e dois em outras vias.

Foram ainda sensibilizados 310 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas informações sobre o agravamento de acidentes devido a taxas de álcool no sangue.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *