Reciclagem em Portugal aumenta 4% em 2025

12/04/2025 16:43

No primeiro trimestre de 2025, Portugal um volume de recolha seletiva superior a 116 mil toneladas de resíduos de embalagens de Vidro, Plástico, Papel e Cartão, Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos, Aço, Alumínio e Madeira. Estes dados oficiais do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens), indicam também um aumento global de 4% em comparação ao primeiro trimestre de 2024.

Contudo, apesar disso, Portugal ainda continua com níveis que preocupam o setor, com um aumento de apenas 0,2 % na recolha do vidro, percentagem que contém risco para o cumprimento das metas de reciclagem estabelecidas em 2025 para este material.  A SIGRE pretende assim impulsionar a separação e recolha do vidro em todo o país contando com a ajuda conjunta de produtores, fabricantes, sistemas de gestão de resíduos urbanos, empresas, consumidores e entidades gestoras.

Neste contexto, a Novo Verde, Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e a Lipor uniram esforços para desenvolver um modelo inovador, na região norte do país, surgindo o Projeto Vidro+. Esta iniciativa, desenvolvida com a metodologia do Instituto Kaizen, visa aumentar a quantidade e a qualidade do vidro recolhido seletivamente, tanto nos sistemas porta-a-porta como nos ecopontos. 

Para além disto, a Novo Verde tem realizado mais ações de sensibilização e educação, reforçando a importação da separação correta das embalagens e incentivando o seu descarte adequado.  Essas ações incluem diversas iniciativas, como programas educativos para crianças, como a Geração Verdão; presença em festivais e eventos do setor, e campanhas como o ‘Reciclar é a Nossa Praia’. Inaugurou também este ano o “Transformarium”, o primeiro centro de sensibilização ambiental que utiliza realidade aumentada e vídeo mapping, voltado maioritariamente para a comunidade escolar. 

Todas as campanhas e ações de sensibilização da Novo Verde podem ser acompanhadas no Facebook, Instagram e LinkedIn, bem como no site da entidade gestora de resíduos de embalagens.  

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *