A candidatura do queijo Serra da Estrela DOP a Património Imaterial Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) está a ser pensada e desenvolvida, segundo avança Joaquim Lé de Matos, presidente da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela.
Feita em março de 2021, quando tomou posse, Joaquim Lé de Matos adianta que a proposta foi feita aos cooperadores, de forma a elevar a Património Imaterial Mundial da UNESCO o processo do saber fazer e a história do mais antigo queijo português, produzido com leite de ovelha das raças Serra da Estrela ou Churra Mondegueira.
«É um processo que tem o seu tempo, dá-se passo a passo», explicou o responsável à agência Lusa. Além disso, Joaquim Lé de Matos garante tratar-se de um processo que envolverá os municípios, as Comunidades Intermunicipais (CIM) das Beiras e Serra da Estrela, Coimbra e Viseu Dão Lafões, a Associação Geoppark Estrela e o Turismo do Centro.















