Projeto ‘short/age’ vai atribuir mil euros a melhor guião para curta-metragem 

14/07/2023 10:18

O short/age – Shortfilms For a New Age é um projeto de cinema sediado em Viseu que, nos últimos anos, tem promovido a escrita para cinema curto em Portugal, com a criação da publicação ‘Novos Argumentos’ e a realização de sessões de leitura e discussão de guiões. Desde 2020, publicou 24 obras originais, escritas por vários autores de renome como Vicente Alves do Ó, Joana Bértholo, Miguel Clara Vasconcelos, Valério Romão, Eduardo Brito, Tiago R. Santos.

Este ano, foi aberta a participação nos ‘Novos Argumentos’ a todos os interessados, através de uma Open Call de guiões para curta-metragem, que consiste num convite para a criação de guiões originais, a fim de estimular a criatividade na área da escrita para o cinema curto português, oferecendo uma oportunidade para cineastas e argumentistas mostrarem o seu talento. 

Além dos 8 melhores guiões serem publicados no 4º volume dos ‘Novos Argumentos’, aquele que for considerado o melhor do ano irá receber um prémio monetário de 1.000 euros.

As candidaturas são gratuitas e estão abertas a portugueses, ou residentes em Portugal, com mais de 18 anos. O prazo para envio das obras tem início a 15 de julho e encerra a 30 de setembro de 2023, não havendo restrição específica de tema ou género. Os participantes são livres para explorar assuntos diversos e abordagens narrativas variadas.

Com esta iniciativa, segundo a organização, o short/age – Shortfilms For a New Age reconhece a importância da criatividade na produção cinematográfica e o papel crucial dos cineastas e argumentistas no desenvolvimento da indústria audiovisual.

Esta Open Call é a primeira ação programada para a 3ª temporada do festival short/age – Shortfilms for a New Age, que contará com mais de uma dezena de sessões de cinema curto com a presença dos realizadores e outras atividades ao longo dos próximos meses, todas elas apoiadas no âmbito do Eixo Cultura – Viseu 2023, programa municipal de apoio à cultura.

O regulamento e as instruções de candidaturas estão disponíveis em www.shortage.online/open-call

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *