Projeto “Escultórias – Tondela, cidade de ideias” apresentado em Tondela

16/09/2020 10:29
O presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, apresentou, ao final do dia de ontem, 15 de setembro, o projeto “Escultórias – Tondela, cidade de ideias”, que pretende deixar uma marca perene no concelho de Tondela, com estátuas que recordem o momento atípico que se atravessa e que, pela primeira vez, não permitiu que a FICTON – Feira Industrial e Comercial de Tondela, tivesse lugar.
“Queremos que estas esculturas com história deixem a marca deste período que estamos a viver e que valorizem vários pontos da cidade”, acrescentou.
Segundo o comunicado, o primeiro elemento escultórico inaugurado hoje situa-se na Avenida Dr. António José de Almeida, onde foi colocada a Xandrinha do Mercado, exatamente junto ao Mercado Velho.
“Trata-se de uma figura feminina, esculpida em aço num tamanho que ultrapassa os dois metros de altura, e que vem contar um pouco da história do Mercado Velho de Tondela, bem como do comércio naquela zona histórica,” refere a nota.
Com recurso a uma aplicação criada, esta história acaba por ser contada em realidade aumentada, quando apontado o telemóvel ou outro dispositivo para aquela escultura, dando lugar a um vídeo em que uma atriz encarna a personagem e conta a história da própria estátua.
Segundo o município, este é o primeiro elemento escultórico colocado na cidade e que faz parte deste projeto a desenvolver nos próximos anos. “Assim, serão contadas histórias em diferentes artérias da cidade, que pretendem lembrar ou dar a conhecer a identidade de um concelho, alicerçado na indústria, no comércio, na cultura, no património, no turismo, na cidadania, em suma, no território.”
A cerimónia contou com a presença da diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, que destacou o arrojo deste projeto e a capacidade criativa deste território.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *