Foi apresentado esta quarta-feira, 16 de agosto, em Lamego, o projeto “Azul e Branco”, no adro do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego.
«Exclusivamente dedicado à reposição dos painéis azulejares do escadório, joias icónicas do conjunto de obras de arte do santuário lamecense, este projeto pretende envolver todos: população, devotos, peregrinos, turistas… todos aqueles que apreciam arte e se preocupam com as questões do património em geral», esclarece a Autarquia local.
A cerimónia de apresentação começou com as intervenções do reitor do santuário, Padre João Teixeira, do Juiz Presidente da Irmandade, Padre Filipe Pereira, e do Presidente da autarquia, Francisco Lopes.
«O Escadório de Nossa Senhora dos Remédios é um património que merece uma especial proteção e valorização por fazer parte da memória e da identidade lamecense. Por esta razão, saúdo a iniciativa que vai ser levada a efeito, na qual todos os cidadãos vão ser chamados a contribuir, que visa restituir ao Santuário dos Remédios um painel de azulejos que vai tornar este local ainda mais belo e atrativo. Deixo também uma palavra de apreço à Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios por ter decidido avançar com esta missão congregadora em defesa do nosso património cultural», afirma Francisco Lopes.
O coordenador do projeto “Azul e Branco” e membro da Mesa Administrativa da Irmandade, Paulo Barradas, contextualizou cronologicamente todo o processo de execução, colocação, intervenções e, por fim, remoção dos painéis de azulejos nos patamares, entre 1952 e 1986, explicando que uma nova etapa está agora a começar neste ano de 2023. Apelando ao sentido de pertença, orgulho e responsabilidade de todos os lamecenses, explicou que o primeiro painel será reposto a partir de fotografias de Santos Simões e que os custos com a sua execução artística, produção, colocação e manutenção serão participados por todos que quiserem associar-se a este importantíssimo projeto. «Todos aqueles que o pretendam fazer poderão contribuir através da “aquisição” de um ou mais azulejos dos 1025 do painel da Assunção de Nossa Senhora, recebendo no ato um certificado de aquisição e ligando, para sempre, o seu nome a este projeto inédito de recuperação e preservação do património artístico nacional».
A Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios terá durante a Romaria de Portugal, de 24 de agosto a 09 de setembro, um stand na Avenida Dr. Alfredo de Sousa, especialmente dedicado ao “Azul e Branco”, onde todos poderão adquirir as peças azulejares, símbolos intemporais de uma arte tão nobre e tão portuguesa.