Sediado na aldeia de Campo Benfeito, em Castro Daire, o Teatro Regional da Serra do Montemuro arranca, esta sexta-feira, 4 de outubro, com a programação de outubro, com a peça “11 Cisnes”, no festival “Outono Quente”. A decorrer em Viseu, de 3 a 6 de outubro, a 13.ª edição do festival “Outono Quente” é organizada pela Zunzum – Associação Cultural.
“11 Cisnes” será , depois, apresentada em Lamas, Castro Daire, dia 6, e no festival “Mar Marioneta”, em Espinho, dia 13. A companhia regressa ao distrito, em Mangualde, dia 18, com o espetáculo “A cidade e as serras, (não é Eça)”. A 20 de outubro, “Serões na Serra” têm como com convidada a Trigo Limpo ACERT, que apresenta “ALOHA!”, pelas 16h00. A encerrar, dia 27, “11 Cisnes” sobe ao palco do Teatro da Palmilha Dentada, no Porto.
Mais informações através dos contactos telefónicos 254 689 352 / 91 951 83 93 (chamada para rede fixa nacional) ou do email geral@teatromontemuro.com.
PROGRAMAÇÃO
“11 Cisnes” (50 minutos / maiores de 8 anos)
Sinopse: Numa terra muito distante doze meninos tiveram de fazer a escolha mais difícil das suas vidas: viverem tranquilos, seguros, bem alimentados, mas transformarem-se em cisnes e viverem para sempre num pequeno lago… ou… enfrentarem a floresta escura e assustadora, arriscando a incerteza, o frio e a fome, mas continuarem a ser crianças, continuarem a ser quem são e partirem para imensidão de um mundo que não conhecem. 11 cisnes e a incrível história de quem superou o medo, abdicando do conforto para não perder a sua identidade.
“A cidade e as serras, (não é Eça)” (60 minutos / maiores de 6 anos)
Sinopse: Terras de Sol Posto é uma aldeia no meio das serras onde Idalécio e Amândio são os únicos habitantes. Tratam das ovelhas, na realidade é só uma, pois as outras foram para a cidade em busca de uma vida melhor. Amândio é dono de uma oficina de automóveis e dinamiza uma rádio local, única ligação das aldeias enterradas no vale e onde o sinal de telemóvel e de televisão não chega.Um dia chega às Terras de Sol Posto um empreendedor, com o objetivo de apresentar uma candidatura a fundos europeus para a criação de um lar de terceira idade na aldeia, que parece finalmente sair do marasmo e entrar diretamente no século XXI. No entanto, no dia seguinte, regressa à terra uma estudante empreendedora, com a intenção de criar uma mina de lítio no local, prometendo não o século XXI mas sim, saltar diretamente para o século XXII. Face ao inusitado interesse nas riquezas da região, chega por fim a comunicação social para dar eco aos sucessos das Terras de Sol Posto e ao futuro risonho que os espera.
“ALOHA!” | Trigo Limpo ACERT (60 minutos / maiores de 12 anos)
Sinospe: Quer conhecer paisagens de tirar o fôlego? Em “Aloha!” lançamos um olhar atento ao turismo de massas e à sua insustentabilidade que está a gerar, a nível global, grandes impactos ambientais, contribuindo para o aumento da poluição atmosférica, dos mares e para a perda da biodiversidade. Para o consumo excessivo de água e a destruição de locais que outrora foram paraísos naturais. Desejamos mundo, mas será que ele aguenta?