Praça 5 de Outubro e zona envolvente em Mortágua será requalificada

10/03/2021 17:08
A candidatura para a “Requalificação da Praça 5 de Outubro e zona envolvente” foi aprovada pelo Programa Centro 2020 através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), atribuindo um financiamento de 210.877, 25 euros para um investimento total de 229.096,34 euros.
Este projeto encontra-se integrado no Plano de Ação de Regeneração Urbana de Mortágua (PARU) e tem como objetivo valorizar e conferir maior atratividade ao espaço urbano, nomeadamente à zona antiga da vila.
A requalificação consiste em sinalizar percursos físicos e visuais criando novos espaços dinâmicos em desenho urbano e também em funcionalidade, e contempla três áreas de intervenção integradas no conjunto de artérias definidas. Em primeiro, beneficiar a interligação da Rua de Aveiro com a Rua Dr. João Lopes de Morais e Carreira do rio. Em segundo, remodelar o atual parque de estacionamento situado nas traseiras do edifício dos paços do concelho, permitido o aumento de lugares e disciplinando o seu uso. A remodelação dos sanitários públicos e a instalação do novo Quiosque Municipal, são outras duas ações (já executadas) que integram esta área de intervenção. E por último, criar uma área de recreio e lazer com ligação pedonal entre a Avª Assis e Santos e a Rua Dr. João Lopes de Morais.
A intervenção também contará com a substituição das lâmpadas dos candeeiros de iluminação pública existentes, por lâmpadas de iluminação LED, aumentando a eficiência energética, a instalação de mobiliário urbano (bancos e papeleiras) e arborização, promoção de acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada.
No âmbito do PARU estão previstas outras intervenções, destacando-se por exemplo a requalificação da zona da Alameda da Igreja Matriz e a requalificação do espaço da Feira de Vale de Açores.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *