Politécnico de Viseu quer incentivar o percurso dos alunos para o Ensino Superior

12/05/2020 18:07

O Instituto Politécnico de Viseu apresenta uma proposta de regulamentação para o Consórcio da Região Centro que realizará as provas específicas no novo regime destinado a alunos que terminam cursos profissionais.

Em abril deste ano foi decidida a criação de “concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados”, pelo que está em discussão o processo de realização das provas específicas em três consórcios nacionais (Norte, Centro e Sul).

O Politécnico de Viseu está fortemente empenhado para a efetivação do Consórcio da Região Centro, para o qual apresentou uma proposta de regulamentação das provas regionais às outras instituições de ensino politécnico da região. Já estava prevista a implementação de uma “rede regional entre o Politécnico de Viseu e outras entidades que ministrem cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente”, que iria ser fundamental para aumentar o número de alunos que prossegue estudos para o ensino superior.

Com a apresentação pública, em novembro de 2019, da PEPER – Rede Regional para a Promoção do Ensino Profissional em Rede, pretende  valorizar o ensino profissional, com um trabalho em rede com os vários agentes envolvidos que, de uma forma mais próxima e permanente, estabeleceriam condições para a continuidade dos estudos no ensino superior. A PEPER reúne 35 instituições de ensino (17 agrupamentos de escolas, 10 escolas profissionais, três escolas secundárias e cinco escolas superiores, quatro do PV e uma do Instituto Piaget) de 19 concelhos e as Comunidades Intermunicipais (CIM) de Viseu Dão Lafões e do Douro.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *