Sob o lema “A luz que abraça a diferença”, arranca, no dia 9 de maio, mais uma edição da Campanha Pirilampo Mágico, em prol dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
Até 1 de junho, centenas de profissionais, voluntários e pessoas apoiadas pelas 84 organizações aderentes participarão, de norte a sul do país, em atividades de sensibilização e de apelo à solidariedade dos portugueses para com a causa da inclusão.
Durante a campanha nacional, espera-se vender mais de meio milhão de exemplares do icónico boneco, que, este ano, terá o valor de €2,50. As receitas revertem a favor das cooperativas de solidariedade social (CERCI) e de outras organizações que, por todo o país, prestam serviços de apoio a milhares de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência e suas famílias.
«Uma das particularidades do Pirilampo Mágico é “esconder” a sua cor, em cada ano, até ao momento da revelação, que acontece na cerimónia de abertura da campanha. O suspense entusiasma os fãs, que enchem as redes sociais com os habituais palpites», esclarece, em comunicado, a FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social.
A decorrer desde 1987, a Campanha Pirilampo Mágico (CPM) é uma organização conjunta da FENACERCI, da Antena 1 e da RTP. Igualmente, fundamental para o sucesso da CPM é o envolvimento dos seus parceiros estratégicos. Uma vez mais, o Banco Montepio, o Pingo Doce e os CTT juntam-se a esta causa e apoiam a FENACERCI no seu objetivo de levar a luz transformadora do Pirilampo Mágico a todo o país, incluindo as regiões autónomas.
Além destes locais, o Pirilampo Mágico pode ser encontrado nas escolas, em bancas de rua, estabelecimentos autorizados e em ações de animação dinamizadas pelas organizações aderentes, em cada comunidade.