A par da Vila de Crato, Penedono vai estrear-se na Volta a Portugal em Bicicleta, ao ser um dos locais escolhidos para uma das partidas desta prova. A 85ª edição tem início agendado para 24 de julho, em Águeda, e termina 1540 km depois em Viseu, Cidade Europeia do Desporto em 2024.
No total são 10 etapas e prevê-se que as grandes diferenças voltem a ser feitas nas etapas de maior dureza, a chegada à Torre e à Senhora da Graça.
No primeiro dia, os ciclistas enfrentam um prólogo de 5,6 km, em Águeda, antes de avançarem para a primeira etapa em linha, que parte de Anadia e chega ao observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo. Logo aqui podem haver diferenças, já que se trata de uma chegada que coincide com um prémio de montanha de primeira categoria.
Na segunda etapa é esperado um dia mais tranquilo, na ligação de 164.5 Km, entre Santarém e Lisboa. Esta será a primeira oportunidade para os Sprinters brilharem.
Mas numa competição que já nos habituou a um traçado difícil, a terceira etapa reserva a etapa rainha da Volta a Portugal. Após a saída do Crato, os ciclistas vão fazer um total de 161,2 km até chegarem à Torre, na Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental.
Antes do dia de descanso, a caravana parte do Sabugal e chega à Guarda, numa chegada muito dura e que tem feito diferenças nos últimos anos.
Na quinta etapa, depois do dia de pausa, a Vila de Penedono é o local escolhido para a partida, num traçado total de 176,8 Km, que termina em Bragança. E é nesta Cidade Transmontana que tem início a sexta etapa. Nesse dia vão ser cumpridos 169,1 Km até Boticas.
A sétima etapa começa em Felgueiras e termina em Paredes, enquanto a oitava parte de Viana do Castelo e tem a meta instalada em Fafe. Nestas duas etapas, apesar de alguns Prémios de Montanha de quarta, terceira e segunda categorias, os Sprinters voltam a ter oportunidade de lutar por triunfos.
Na véspera do último dia da Volta a Portugal, nova prova de fogo para os ciclistas da geral, com a nona etapa a ligar a Maia à Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Uma jornada que, dada a sua dificuldade, com três prémios de primeira categoria, poderá desvendar qual o desfecho da maior prova velocipédica em Portugal,
Mas o resultado final só será conhecido após os 26,7 Km de contrarrelógio individual que vão ser feitos na Cidade de Viseu.
As equipas confirmadas são a Team Vorarlberg (Áustria), Caja Rural – Seguros RGA (Espanha), Equipo Kern Pharma (Espanha), Burgos – BH (Espanha), Euskaltel-Euskadi (Espanha), Parkhotel Valenburg (Países Baixos), Sabgal/Anicolor (Portugal), Project Echelon Racing (Estados Unidos da América), Efapel Cycling (Portugal), ABTF Betão Feirense (Portugal), Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua (Portugal), GI Group Holding – Simoldes – UDO (Portugal), Credibom/LA Alumínios/Marcos Car (Portugal), AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense (Portugal), Aviludo – Louletano – Loulé Concelho (Portugal), Petrolike (México) e Rádio Popular – Paredes – Boavista (Portugal).
O suíco Colin Stussi, Team Vorarlberg, repete a presença e vai tentar revalidar o título conquistado no ano transato.