Parque florestal “Insula Natura” de sete hectares vai surgir em Moimenta da Beira

08/02/2024 16:18

“Insula Natura” é o novo parque florestal que está a ser concebido entre o estádio municipal e a zona industrial de Moimenta da Beira. Abrange uma área de sete hectares, tendo já sido plantadas mais de 250 árvores, entre pinheiros mansos, carvalhos, bétulas, choupos e amieiros, com o intuito de propiciar sombras por todo o espaço. 

Em comunicado, a autarquia salienta, que «as árvores, de folha caduca e de folha perene, vão criar diversos efeitos cénicos ao longo do ano, através da coloração da folhagem, do tronco e da flor que assumirão nas diversas estações do ano. Um parque sempre colorido!»

O parque florestal vai contribuir, igualmente, para «a amenização climática, favorecendo as condições de conforto bioclimático, criando localmente um clima com uma identidade diferente do espaço urbanizado envolvente (estádio, pavilhão desportivo, escolas, alguma área urbana e unidades industriais), como também uma ambiência atmosférica normalmente mais favorável do ponto de vista bioclimático», refere a nota.

O projeto é promovido pela Câmara Municipal e vai ser dotado também de infraestruturas de recreio e lazer, como áreas de estadia e contemplação, percursos de circulação pedonal, mobiliário urbano e acessos pedonais.

«Vamos dar vida verde a todo este espaço que neste momento se encontra descaraterizado e sem qualquer enquadramento paisagístico na malha urbana, mas que com a plantação de várias espécies arbóreas já concretizada, começa a ganhar essa vida», explica Paulo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *