Foi hoje publicada, após aprovação parlamentar em 3 de julho de 2020, a Resolução da Assembleia da República n.º 47/2020 que concede Honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes.
“Homenagear e perpetuar a memória de Aristides de Sousa Mendes, enquanto homem que desafiou a ideologia fascista, evocando o seu exemplo na defesa dos valores da liberdade e dignidade da pessoa humana e concedendo-lhe Honras de Panteão” são os propósitos da Resolução, que define ainda a orgânica a implementar na sua concretização e que passa por “Constituir um grupo de trabalho, composto por um representante de cada grupo parlamentar, pelos deputados únicos representantes de um partido e pelas deputadas não inscritas (Ninsc), bem como por dois elementos da família de Aristides de Sousa Mendes e demais entidades públicas envolvidas, a quem incumbe escolher a data, definir e executar o programa de panteonização de Aristides de Sousa Mendes”.
A proposta, elaborada pela deputada Joacine Katar Moreira, pretendia homenagear o ex-cônsul português em Bordéus durante a Segunda Guerra Mundial na forma de um túmulo sem corpo, não implicando assim a habitual trasladação.















