No passado dia 11 de julho, a Orquestra Juvenil de Viseu foi convidada pelo Serviço Educativo do Teatro Nacional de São Carlos para participar no “Festival ao Largo”.
Para este projeto foram convidadas várias Escola de Ensino Artístico do país na área de Canto Lírico, convidaram apenas 1 Conservatório com um Coro (Setúbal) e só um Conservatório com uma Orquestra, a nossa Orquestra Juvenil de Viseu que é dirigida desde a sua fundação pelo maestro Cláudio Ferreira.
Através de um programa desenvolvido em três planos — orquestral, coral e de canto lírico -, “LABoratório ÓPERA 1 – Uma experiência em São Carlos” é o nome dado ao projeto educativo que ofereceu a oportunidade a jovens músicos e cantores de terem um workshop com os maestros titulares da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, e com a soprano Elisabete Matos.
Pensado pelo Serviço Educativo e de Pedagogia do Teatro, o resultado deste projeto é agora apresentado ao público, num concerto com um repertório amplo, que irá deambular entre alguns dos temas mais clássicos da música barroca até às composições mais conhecidas e eternizadas do universo cinematográfico. Como forma de apoiar o crescimento artístico e o aperfeiçoamento técnico de novos talentos, este programa culmina em palco, numa apresentação que junta alunos da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, Escola Artística do Conservatório de Música do Porto, Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão, Conservatório Regional de Setúbal, Escola de Artes da Universidade de Évora, e da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.