A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 4 e 14 de maio, realizou a operação “Peregrinação Segura 2023” onde realizou ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, para garantir a segurança e tranquilidade pública do evento e assegurar segurança rodoviária e fluidez do trânsito, com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos e prevenir a atividade criminal, através do reforço do policiamento no Santuário e zonas envolventes.
Durante toda a operação foram realizadas 1 420 ações, dos quais 535 foram ações de apoio aos peregrinos em deslocamento. Ao nível do trânsito destaque para os 6 054 condutores fiscalizados, 599 autos de contraordenação levantados ao Código da Estrada, 107 infrações por excesso de velocidade e sete detidos por condução sob o efeito do álcool.
A Guarda Nacional Republicana registou como ocorrências mais significativas 20 voos de drones não autorizados e cinco pilotos identificados, 17 pessoas perdidas e posteriormente localizadas, 11 extravios de documentos, dez extravios de carteiras e nove recuperadas e um falso mendigo identificado.
Neste evento que contou com a presença de cerca de 450 000 pessoas (de acordo com os dados do Santuário de Fátima), a Guarda «agradece a todos os peregrinos e visitantes de Fátima, pelo cumprimento das regras de segurança implementadas, salientando que o balanço desta operação é muito positivo, sem incidentes de relevo a registar».