Depois do sucesso da primeira edição, a Festa das Colheitas volta a realizar-se, desta vez a 8, 9, 10 e 16 de setembro em Oliveira do Conde.
A Freguesia de Oliveira do Conde, no concelho de Carregal do Sal, em conjunto com a comunidade local, promove, pelo segundo ano consecutivo, a Festa das Colheitas. A edição deste ano decorre a 8, 9, 10 e 16 de setembro.
O evento que conjuga «a rusticidade do mundo rural com a sobriedade do edificado, e onde a promoção do património, da cultura, dos produtos, bem como a participação e o envolvimento comunitário estão bem patentes, cumprindo assim os pressupostos da carta de compromisso da rede Aldeias de Portugal a que Oliveira do Conde pertence», esclarece a Freguesia.
Em entrevista ao Viseu Now, Carlos Bastos defende que o seu território tem das «melhores vinhas e produtores do país», pelo que o vinho tem uma importância acrescida.
«Na edição deste ano conseguimos que todas as quintas do concelho estejam presentes e, curiosamente, todas elas têm ligação a Oliveira do Conde. São 10 produtores e engarrafadores que vão marcar presença no evento», anuncia o Autarca.
Mas o evento vai muito além do vinho. Ali pode encontrar, entre outras atividades, o mercadinho de artesanato, gastronomia, enumeras oficinas para miúdos e graúdos, visitas ao património, exposições, palestras, vindima infantil e uma original sessão de yoga na vinha.
O programa para os dias 8, 9 e 10, para além da palestra do conceituado Professor Carlos Neto, conta ainda com a participação do grupo musical visiense Tranglo, com o DJ Victor Pirez, com os jovens Pedro e Inês e com os grupos de etnografia do concelho.
O momento alto será no sábado dia 9, onde, num cenário impar e depois de ter atuado nos maiores festivais nacionais e internacionais, sobe a palco o mais original projeto de reinvenção da música de raiz portuguesa – OMIRI.
Já no dia 16, a festa “muda-se” para os Carvalhais, onde poderão assistir ao espetáculo de teatro de exterior Serração da Velha do grupo NACO.
Carlos Bastos realça que o cartaz tem a «preocupação proporcionar atividades a todas as idades.
Este é um evento coorganizado com o grupo informal “Ó da Terra!” e tem o apoio da Camara Municipal de Carregal do Sal, da ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, ATA – Aldeias de Portugal e CVRDão – Comissão Vitivinícola Regional do Dão.