Oliveira de Frades: Escavações arqueológicas na Mamoa da Cumeeira

23/09/2020 13:05

Entre 14 e 25 de setembro está a ter lugar uma campanha de escavações arqueológicas na Mamoa da Cumeeira, que se encontra após a Zona Industrial, próximo do estaleiro industrial da Lourizela.

Segundo o comunicado, estes trabalhos inserem-se no projeto de investigação da Universidade do Algarve sobre o megalitismo de Lafões aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural, do Ministério da Cultura, para o quadriénio de 2020-2023.

Promovidos por iniciativa do Município e Museu Municipal de Oliveira de Frades, estes trabalhos resultam de um protocolo de colaboração firmado com aquela universidade que tem em vista a escavação, estudo e valorização deste rico património oliveirense.

“Com esta primeira edição dos trabalhos de campo dá-se início ao estudo da Mamoa da Cumeeira, e têm como objetivo a caracterização da arquitetura deste momento préhistórico e a sua datação, bem como proceder ao seu levantamento tridimensional
através de fotogrametria. Os elementos recolhidos irão futuramente enriquecer a Sala de Arqueologia do Museu Municipal de Oliveira de Frades,” refere a nota.

Antecipando as Jornadas Europeias do Património, na quinta-feira, dia 24 de setembro, entre as 9:30 h e as 16:00 horas, decorrerá um Dia Aberto, com a abertura destes trabalhos ao público.

Segundo a autarquia, os responsáveis pelos trabalhos estarão disponíveis para apresentar o sítio arqueológico, os trabalhos em curso e os resultados esperados, a quem se dirigir às escavações naquele horário, sem necessidade de marcação prévia.

O município de informa ainda que os interessados deverão estacionar na Via Estruturante, entre a Rotunda da Zona Industrial de Oliveira de Frades (cubos) e o estaleiro da Lourizela e depois contatar 961 786 064, para um dos elementos da equipa os acompanhar até ao local dos trabalhos.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *