As Obras Sociais Viseu, em parceria com a Associação Stop Idadismo, levaram às escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento Infante D. Henrique a temática do Idadismo. A iniciativa “Amigos de todas as idades – vencendo o Idadismo” decorreu no âmbito das AEC’S, dinamizadas pelas Obras Sociais Viseu.
«Este projeto evidencia a importância de introduzir o tema do idadismo nas escolas para promover a compreensão e a sensibilidade em relação às questões de idade desde cedo. Ao abordar o idadismo no ambiente escolar, podemos ajudar os/as alunos/as a reconhecerem e combaterem atitudes discriminatórias baseadas na idade, promovendo assim um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso para todas as idades», consideram as Obras Sociais de Viseu.
Ao sensibilizar para as questões relacionadas com o idadismo nas escolas, «estas podem ajudar os/as alunos/as a desenvolverem habilidades essenciais como a empatia, o respeito mútuo e o pensamento crítico. Assim, não só beneficia o ambiente escolar, mas também prepara os/as alunos/as para serem cidadãos/ās conscientes e inclusivos/as na sociedade», acrescentam.
Para as Obras Sociais de Viseu integrar o tema do idadismo nas escolas «oferece uma oportunidade única para os/as alunos/as refletirem sobre as suas próprias atitudes em relação à idade e para explorarem como o idadismo pode afetar diferentes grupos etários. Isso pode ser feito através de atividades de enriquecimento curricular possibilitando discussões em sala de aula e projetos interdisciplinares».
Segundo José Carreira, dirigente das Obras Sociais Viseu e da Associação Stop Idadismo, «Importa lembrar que o idadismo começa na infância e é reforçado com o tempo. Desde a mais tenra idade, as crianças captam mensagens subentendidas, emitidas pelas pessoas de seu círculo sobre os estereótipos e preconceitos da sua cultura, mensagens essas que são assimiladas em pouco tempo. Depois esses estereótipos orientam os seus sentimentos e comportamentos em relação a pessoas de diferentes idades e a si próprias».