A Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) deu início à construção do novo edifício de Psiquiatria e Saúde Mental, que vai crescer na envolvente norte do Hospital São Teotónio em Viseu.
A estrutura será constituída por 3 pisos, um dos quais dedicado ao internamento masculino e feminino, com um total de 24 camas e acesso a um pátio exterior. Incluirá também os Serviços de Consulta Externa, Psicologia e Pedopsiquiatria, bem como o Hospital de Dia.
A obra, orçada em cerca de 9,8 milhões de euros (sem IVA), enquadra-se no Programa de Recuperação e Resiliência para o Plano Nacional de Saúde Mental. Consiste na criação de novas unidades de internamento em Hospitais Gerais, correspondendo ao Investimento RE-C1-i03 para a conclusão da reforma da saúde mental e implementação da estratégia para as demências, cujo valor de financiamento ronda os 8 milhões de euros.
Para a ULSVDL, segundo esclarece em comunicado, a nova valência irá levar a uma “melhoria nas condições físicas, contribuindo, desta forma, para a prestação dos melhores cuidados de saúde à comunidade, assegurando também uma maior proximidade com outras especialidades hospitalares”.