Núcleo Regional do Centro da LPCC disponibiliza bolsas de investigação em oncologia

07/05/2024 09:22

Quatro bolsas de investigação em oncologia NRC-LPCC/CIMAGO, uma bolsa Dr. Rocha Alves, uma bolsa Dr. Dário Cruz e, pela primeira vez, uma bolsa Professor Carlos de Oliveira. São as sete bolsas de investigação em oncologia anunciadas, esta segunda-feira, pelo NRC.LPCC, com candidaturas abertas até 30 de junho de 2024.

O NRC.LPCC dispõe, assim, de 70 mil euros para o incentivo a projetos inovadores de investigação sobre o cancro, distribuindo este valor equitativamente pelas sete bolsas na edição de 2024/2025. 

Este ano, a novidade é a criação da bolsa Professor Carlos de Oliveira, em homenagem ao médico ginecologista, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, ex-presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Núcleo Regional do Centro, pelo seu percurso académico na área do cancro ginecológico. 

Presente na cerimónia, o homenageado não escondeu o orgulho e a «honra» de ver o seu nome atribuído a uma bolsa de investigação, lembrando os anos em que esteve ligado à Instituição e reforçando o desejo de ver perdurar esta bolsa no tempo, com resultados gratificantes. «Espero poder ver um dia mais tarde um(a) bolseiro(a) desta bolsa de investigação que tenha contribuído para a sobrevivência ou a cura de um doente oncológico», conclui. 

Vítor Rodrigues, presidente do NRC.LPCC, fez um breve balanço das bolsas atribuídas nos últimos anos, destacando o lançamento de uma sétima nesta edição, e frisando que «isto só é possível graças ao apoio da comunidade, a nós cabe-nos saber gerir da melhor forma», acrescentando, ainda, que, caso a consignação de IRS venha a aumentar para 1% «podemos vir a aumentar o número de bolsas».  

Isabel Carreira, coordenadora do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), e José Manuel Casanova, presidente da ACIMAGO (Associação de apoio ao CIMAGO), também presentes na sessão, salientaram o papel do ex-presidente do NRC.LPCC, Carlos de Oliveira, que deu início a esta parceria com o NRC.LPCC, congratulando-se pelo «crescimento contínuo» que tem vindo a ter com o passar dos anos.

Relembre-se que as bolsas de investigação em oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2024/25 destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO). Podem candidatar-se todos os investigadores licenciados e/ou com grau de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação integrante do CIMAGO.

Já a bolsa Dr. Rocha Alves abrange investigadores com projeto de investigação em oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da região Centro. Podem concorrer todos os investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor.

A bolsa Dr. Dário Cruz destina-se a equipas de investigação que integrem investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação na área do cancro da mama e que estejam sediadas nos distritos da região Centro da zona de ação do NRC.LPCC.

A bolsa Professor Carlos de Oliveira destina-se a projetos de investigação na área da ginecologia oncológica, podendo concorrer equipas de investigação que integrem investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor e que estejam sediadas num dos distritos da zona Centro.

As candidaturas para as bolsas de investigação em oncologia 2024/25 do NRC.LPCC estão abertas até dia 30 de junho de 2024 e a apreciação dos projetos pelo júri será feita 45 dias após o término do prazo. A comunicação dos resultados será feita 15 dias após a decisão do júri, seguindo-se a assinatura dos contratos de concessão de Bolsa.

Mais informações, formulário de candidatura e respetivos regulamentos estão disponíveis em http://bit.ly/2JxvhZ2

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *