Novos aumentos dos combustíveis já em vigor

14/03/2022 10:18

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia está a levar a uma subida dos preços da energia. Os preços dos combustíveis registaram, este ano, a décima primeira subida, para valores sem precedentes, há pelo menos uma década. O preço por litro do gasóleo deverá subir esta semana 13,6 cêntimos e o da gasolina 9,3 cêntimos.

Entretanto, o Governo cortou 1,7 cêntimos no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) da gasolina e 2,4 cêntimos no ISP do gasóleo para mitigar a subida dos preços. Este corte no ISP será aplicado a partir desta segunda-feira, 14 de Março, e vigorará por uma semana, até dia 21, ao abrigo do mecanismo que o Governo criou para atenuar, por via fiscal, o impacto da subida do preço do crude nos mercados internacionais.

Nesta semana inaugural deste mecanismo, o Governo estimará a variação de preços com base em três pressupostos: a evolução da cotação do barril de Brent, que serve de referência ao mercado europeu; a evolução do mercado de futuros de produtos refinados; e o comportamento normal do mercado – que como o próprio executivo admite é algo mais “subjectivo”.

A partir de agora, enquanto durar este choque de preços nos produtos petrolíferos e refinados, o valor do ISP vai ser revisto todas as sextas-feiras e o valor a cobrar será ajustado em função da variação dos preços do combustível nas estações de abastecimento. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *