O Dia Nacional dos Moinhos foi comemorado na manhã do passado sábado, 15 de abril, pela Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia de Senhorim, com a atividade “À Descoberta do Rio Castelo”.
A caminhada, de sete quilómetros, entre as margens do rio Castelo e do seu afluente rio Videira, começou na Casa dos Senas, em Senhorim, com a explicação do espaço museológico ligado à etnologia e aos saberes tradicionais. A visita, guiada pelos técnicos de Património Cultural do município de Nelas e pelo professor Jorge Adolfo Marques, da Escola Superior da Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, prosseguiu por cinco moinhos seculares, como o moinho do Avô Lila, moinho do Castelo, moinhos do Macho Velho, moinho da Pisoeira e moinho das Poldras.
Ao longo do trajeto, os participantes desfrutaram das paisagens envolventes, experienciaram uma degustação de produtos regionais e assistiram a momentos de animação etnográfica, a cargo do Rancho Folclórico de Vilar Seco. O término da iniciativa foi marcado por um almoço convívio em contacto com a natureza.
A proposta dinamizada este sábado inseriu-se no projeto nacional “Rota dos Moinhos de Portugal”, composto por cinco municípios da região Centro, do qual Nelas faz parte. O autarca Joaquim Amaral agradeceu a participação de todos e salientou a importância dos produtos regionais, como o pão e a broa, símbolos do património concelhio, que remetem para uma «gastronomia de emoções», de sabores e saberes do passado.
Ainda no âmbito do Património Molinológico e sua preservação, vai ter lugar na próxima terça-feira, dia 18 de abril, a inventariação de todos estes moinhos em funcionamento, e que assinala também o Dia Internacional de Monumentos e Sítios.
Fotos: Município de Nelas