A sexta edição do Festival Elos regressa este ano em formato presencial, iniciativa que se assume como uma festa do livro e da leitura, de 26 a 30 de abril.
Contará com a presença de autores, como Pedro Chagas Freitas, Pedro Seromenho e Violante Saramago, dando ainda lugar à apresentação de espetáculos de teatro e músico-literários, apresentação de livros, oficina do Óscar, workshops de escrita criativa, percursos literários e um encontro de autores concelhios. Realizar-se-á também a 8.ª edição do Concurso de Leitura em Voz Alta.
Este ano, no seguimento das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, estará patente a exposição “José Saramago: voltar aos passos que foram dados”, cedida pela Fundação José Saramago, na Biblioteca Municipal de Nelas e em algumas das Bibliotecas da Rede Concelhia.
A 26 de abril, pelas 14h30, arranca com Ler (N)o património: descobrindo Saramago, visita guiada ao património da vila de Canas de Senhorim, acompanhada de leituras de textos de Saramago, realizada pelo arqueólogo Luís Laceiras, ponto de encontro Largo da Igreja Matriz, 3km (perímetro urbano), limitado a 20 participantes. Pelas 17h30, haverá o Workshop de escrita criativa com Pedro Seromenho, Biblioteca Municipal. O autor partilhará dicas para desbloquear a imaginação e “espreguiçar” a escrita, explorando o conceito da ideia-semente com os ingredientes, a receita e a degustação! Recorrerá à exploração de temáticas, pormenores do quotidiano e tendências do futuro para construir histórias. Professores, pais, animadores, técnicos de biblioteca e outros interessados. Limitado a 20 participantes.
Já a 27 de abril, pelas 21h30, a Biblioteca Municipal recebe o Espetáculo Músico-Literário “20 Dizer” – Acert: José Rui Martins e Luísa Vieira partilham o palco num exercício de comunicação, explorando a musicalidade da palavra e a simplicidade de dar voz a seduções emotivas. Limitado a 60 participantes.
No dia 30, pelas 10h, Nos trilhos da leitura: ao encontro de Saramago – leitura e património, Percurso Pedestre Caldas da Felgueira, ponto de encontro Balneário Termal das Caldas da Felgueira, 4,2 Km, Grau de dificuldade reduzido. Limitado a 40 participantes. E pelas 16h, na Biblioteca Municipal, Oficina do Óscar, “Aqui vamos nós…” para uma viagem onde convidamos todos a interagir e divertir-se nesta aventura do mundo imaginário, na companhia de marionetas e objetos do quotidiano que se transformam e dão vida a personagens caricatas! Famílias de crianças dos 3 aos 10 anos. Limitado a 16 participantes.
Os interessados poderão inscrever-se através do site https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOgI-2coL2W-HdFmy0pWSkBkkdPb2ibXq0AcJLS19RBT2pUA/viewform.















