Está instituído o Conselho Municipal de Juventude (CMJ) do município de Nelas, um órgão local e consultivo sobre matérias relacionadas com as políticas de juventude e que tem como objetivos a promoção do diálogo, de atividades e ou iniciativas dos e para os jovens. Focado no trabalho em equipa e em parcerias, o conselho pretende estimular a participação dos mais novos na vida cívica, cultural e política local.
O CMJ é constituído por 14 elementos: o presidente da Câmara Municipal de Nelas, em representação do município, um representante de cada partido politico com assento na Assembleia Municipal, um representante da Juventude Partidária do Concelho, um representante de cada Associação de Estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e Nelas, um representante dos Agrupamentos de Escuteiros de Canas de Senhorim e de Nelas e um representante da Associação Juvenil inscrita da RNAJ. O órgão está sediado na Câmara Municipal de Nelas e pode ser contactado através do email juventude@cm-nelas.pt e reúne no próximo dia 10 de maio de 2023.
O autarca Joaquim Amaral realçou a importância da voz ativa dos jovens e de todas as políticas de juventude que passem a ser debatidas neste conselho municipal, salientando que é preciso «criar condições para que os jovens se possam sentir realizados pessoal e profissionalmente no nosso território». Para isso, enquanto presidente da autarquia, dará prioridade ao tecido empresarial, com a criação de mais postos de trabalho, realização de estágios, criação do próprio emprego, estímulo ao empreendedorismo e o apoio no desenvolvimento de estratégias para o sector imobiliário, de forma a ser mais atrativo para os jovens comprarem, arrendarem ou reabilitarem imóveis, num território que reúna condições capazes de captar os que saíram, não esquecendo os que se encontram cá, tornando o concelho atrativo para a fixação da população, em particular a mais jovem.
Neste âmbito, o presidente apontou algumas das medidas de incentivo e de apoio, implementadas e a implementar, entre as quais o protocolo com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a realização de estágios profissionais no setor empresarial local, formações e pós-graduações no concelho, bem como o incentivo à natalidade, apoio à criação de emprego, incentivos fiscais e isenção de taxas municipais e uma agenda cultural forte e dinâmica. Joaquim Amaral manifestou, ainda, a intenção de criar um Gabinete de Apoio à Juventude, Cartão Municipal da Juventude, com vista à captação e fixação da população jovem, e a criação de um Observatório da Educação, em articulação com os Agrupamentos de Escolas do Concelho.