A nova exposição “João da Silva – Coleção do Museu Nacional Grão Vasco” será inaugurada no próximo dia 22 de fevereiro às 16h00.
A mostra de medalhas e esculturas de João da Silva (1880-1960), que poderá ser vista até 22 de junho de 2025, é composta por setenta medalhas e cinco esculturas de pequenas dimensões que, em 2013, o Museu recebeu em legado de Ana Maria Pereira da Gama.
“A coleção reflete o intenso estudo e investigação que precedia o trabalho do artista, que o complementava com um rigoroso cuidado técnico, que permite o reconhecimento de características únicas e inovadoras no âmbito da medalhística em Portugal”, salienta a diretora do Museu, Odete Paiva.
“Esta exposição evidencia ainda o percurso artístico deste mestre, através de obras que assinalam momentos históricos de grande relevo e que reflectem uma produção essencialmente comemorativa e com função de memória”, acrescenta.
Agrupada em cinco núcleos temáticos: centenários, efemérides, personalidades, mérito e devoção, a colecção de medalhas do Museu Nacional Grão Vasco está exposta seguindo, dentro de cada núcleo, uma organização cronológica.
Pensada para ser acessível a diferentes públicos, a exposição inclui guia e tabelas em Braille, reproduções tácteis de algumas medalhas, ampliações e museografia adequada a pessoas em cadeira de rodas. Estes materiais foram produzidos em parceria com a ACAPO e com o Centro de Investigação do Instituto Politécnico de Viseu.
Completa ainda a mostra uma instalação multimédia onde se reproduzem detalhes que compõem as obras de João da Silva, permitindo apreciar cada uma destas medalhas como uma obra de arte. A coleção/exposição conta também com um catálogo que será apresentado no dia da inauguração.