As Jornadas Europeias do Património 2023 (JEP2023) estão a chegar e contam com mais de 750 iniciativas de acesso gratuito promovidas por 300 entidades públicas e privadas, que se realizam nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro em 100 concelhos por todo o país.
Uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as JEP são coordenadas em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), decorrendo em 48 países e tendo como principal objetivo reforçar no espaço europeu os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade.
O tema escolhido este ano para dinamizar as JEP em toda a Europa é “Património Vivo”. A ideia é alertar e sensibilizar os europeus para a importância das práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte património cultural e têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e constantemente recriados por comunidades e grupos, ajustando-se às suas culturas em mudança, às paisagens e aos lugares que habitam.
Este é um Património que acompanhou as populações ao longo da história e que se traduz em práticas, representações, expressões, saberes e artefactos únicos, tanto nos locais de origem como em todo o mundo. O “Património Vivo” refere-se às práticas e às formas como o passado é preservado na memória coletiva, abrangendo também acontecimentos e saberes que fazem parte da história da comunidade. A relação das pessoas com os lugares e a natureza é central neste tema.
A oferta cultural para estes dias inclui exposições, performances artísticas, oficinas interativas sobre artesanato tradicional, palestras e visitas guiadas para pessoas de todas as idades e pode ser consultada no programa nacional das JEP, cuja divulgação é assegurada pela DGPC.
Durantes os três dias das Jornadas Europeias do Património, os Museus, Monumentos e Palácios (MMP) da DGPC terão entrada gratuita para todos os visitantes, estejam ou não inscritos nas atividades desenvolvidas no âmbito das JEP2023.
Programa no Museu Nacional Grão Vasco:
22 set
10h00- 11h30; 14h00- 15h30
“Constrói paisagens na palma da mão”
Oficinas pedagógicas orientadas para escolas
Publico alvo dos 6 aos 12 anos, máximo 20 participantes
23 set
10h30- 12h00
“Constrói paisagens na palma da mão”
Oficina pedagógica orientada para famílias
Máximo até 20 participantes
11h30- 12h30; 16h00- 17h00
Visitas guiadas à exposição temporária “O Poder da Paisagem”
A paisagem tem o Poder de convocar diferentes ciências e materializar a identidade dos lugares, mas “olhar uma paisagem e pensar no mundo” apela à reflexão sobre as consequÊncias do comportamento humano, sobre o planeta e o mundo contemporâneo.
24 set
“Branco – teatro para bebes e não só”
A Estação das Letras apresenta “Branco”, um espetáculo em princípio nem fim, com interpretação de Tiago Duarte.
Contacto para marcação obrigatória: 964 090 165