Município de Viseu reconhecido nos ‘Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques’

12/10/2023 11:41

Promovida pela Fundação AIP, a cerimónia de entrega de Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques realizou-se esta terça-feira, 10 de outubro. De acordo com Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, «o objetivo foi prestar uma justa homenagem a uma personalidade que desempenhou um papel fundamental no debate e desenvolvimento das políticas de Smart Cities em Portugal.»

Foram mais de 50 candidaturas a concurso, de comunidades intermunicipais, municípios nacionais e juntas de freguesias, orientados pela implementação com sucesso de projectos sustentáveis e pela criação de soluções de inteligência urbana. Este prémio é uma iniciativa que distingue projetos de ecossistemas de inovação e implementação de práticas inteligentes no âmbito do Portugal Smart Cities Summit.

Nesta edição, foram entregues 6 prémios considerando várias categorias:

  • Neutralidade Carbónica: premiou o Município de Águeda com o projeto “Águeda Sm@rt City lab – Laboratório Vivo para a Descarbonização de Águeda”, uma iniciativa desenvolvida à escala local que contribui de forma efectiva para o cumprimento das metas de descarbonização na União Europeia.
  • Mobilidade: distinguiu o Município de Viseu com o projeto MUV Mobilidade Urbana de Viseu, uma estratégia aplicada à promoção da adopção do transporte público em detrimento do transporte individual.
  • Espaço público: atribuiu o prémio à Câmara Municipal de Sintra devido ao projeto Eixo Verde-Azul (EVA), uma iniciativa criadora de espaços públicos que promove o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas favorecendo a interacção social e a criação de comunidades.
  • Reabilitação urbana sustentável e inteligente: Premiou o Município de Lagoa (Algarve) com o PROJETO SMARTCITY: Plataforma de gestão da SmartCity Lagoa, uma iniciativa de revitalização e renovação de áreas urbanas, que melhora o seu desempenho ambiental, social e económico.
  • Saúde e Bem-Estar: Reconheceu a Câmara Municipal de Alfândega da Fé e a iniciativa Cuidados de Saúde e Proximidade, um projeto que aposta na mudança de hábitos e comportamentos capazes de promover de forma pró-activa a saúde e o bem-estar da população em geral e dos grupos mais vulneráveis em particular.
  • Transformação Digital: O prémio foi entregue à Câmara Municipal de Guimarães com a Plataforma de Inteligência Urbana de Guimarães, um projeto dedigitalização organizacional das autoridades locais capazes de promover uma maior eficiência dos processos internos e melhor serviço aos cidadãos e às empresas.

O Portugal Smart Cities (Pavilhão 4) estará aberto ao público e profissionais das 10h00 às 19h00, na FIL – Parque das Nações.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *