Município de Viseu junta-se a movimento europeu para tornar cidades mais verdes e limpas

05/02/2021 10:10

Em outubro de 2020 foi lançado pela Comissão Europeia o Acordo Cidade Verde. O Município de Viseu confirmou a sua participação neste movimento que tem por intuito aumentar os esforços até 2030, nas áreas da “Ar; Água; Natureza e biodiversidade; Economia circular e resíduos; e Ruídos”.

Com a participação neste movimento, a autarquia pretende que a cidade, para além de se tornar um local apelativo para viver e trabalhar , também possa ser um lugar onde todas as pessoas possam respirar ar puro, ter acesso a espaços verdes, mas também reduzir o ruído existente na cidade.

O presidente da Câmara do Município de Viseu, António Almeida Henriques afirma que “Esta é uma visão, definida pela própria Comissão Europeia, com a qual Viseu não poderia estar mais alinhado. Ainda há dias, um estudo internacional apontou a nossa cidade como aquela que apresenta a melhor qualidade do ar em todo o país”.

É de realçar que, segundo um estudo efetuado pela revista científica Lancet Planetary Health, Viseu é considerada uma das cidades menos poluídas da Europa, sendo que as cidades de Lisboa e Porto são consideradas como aquelas com “maior mortalidade associada às concentrações de dióxido de azoto”.

“A adesão ao projeto assegura à cidade uma maior visibilidade e um apoio na implementação de ações mais verdes e sustentáveis entre as cidades participantes no movimento.” Termina a nota.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *