Município de Viseu aprovou 93 candidaturas no âmbito do ‘Viseu Cultura +’

27/03/2021 18:52

O total de candidaturas recebidas ultrapassou as duas centenas, sendo elegíveis 119. São 86 as propostas, que originarão 159 espetáculos/atividades presenciais, para além de 7 propostas digitais, que irão receber apoio municipal para a sua produção e realização. Os projetos inserem-se no âmbito do ‘Viseu Cultura +’, um subprograma do ‘Viseu Cultura’ destinado a apoiar a manutenção da atividade artística e cultural de artistas, bandas e coletividades do concelho.

As propostas abrangem praticamente todas as freguesias do concelho de Viseu, existindo, ainda, um montante disponível que ronda os 23 mil euros, a atribuir a uma bolsa de candidaturas não selecionadas nesta fase.

Para além da preocupação em chegar ao maior número de pessoas, o júri responsável pela análise técnica pretendeu alcançar o maior número de áreas possível, atendendo naturalmente aos objetivos e as orientações definidos. Assim, entre atividades presenciais e ações digitais, foram selecionados projetos nas áreas da Música, Artes Performativas, Cinema, Oficina e Novo Circo.

Como definido, o calendário de lançamento dos conteúdos digitais, assim como da realização dos espetáculos contratados, é definido e gerido pelo Município de Viseu. As atividades serão distribuídas ao longo do ano de 2021. No entanto, a autarquia vai já avançar com 30% do financiamento atribuído a cada proposta, como forma de reserva do espetáculo/atividade. “Nos últimos anos, segundo o INE, Viseu alcançou o 1º lugar no número de sessões ao vivo por mil habitantes e o 2º lugar no indicador de públicos em espetáculos ao vivo por mil habitantes. O nosso concelho encontra-se também em 4º lugar do número absoluto de espetadores, a seguir a Braga, Lisboa e Porto. Este é um património conquistado nos últimos anos que não podemos perder, pelo que a autarquia continuará a apoiar o setor da Cultura”, referiu, em comunicado, Conceição Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *