Município de Viseu aprova financiamento para linha “CRIAR” no âmbito do Viseu Cultura

01/04/2021 17:02

O executivo municipal de Viseu aprovou hoje, 1 de abril, a decisão final dos projetos a financiar na linha “CRIAR”, no âmbito do VISEU CULTURA.

Esta linha visa o incentivo à criação artística, através do apoio financeiro em diversas áreas, entre as quais, a música, a fotografia, o cinema e as artes plásticas, e são 13 os projetos que podem agora avançar.

Das 45 candidaturas recebidas na linha “CRIAR”, “(Agri)Cultura – É Horta de Trocar Histórias”, “Curta-metragem, ficção”, “Atravessar a paisagem”, “Cava.Galeria” e “Misericórdia” são alguns dos projetos vencedores.

Esta linha conta com um orçamento de 100 mil euros (mais 25 mil euros de apoio não financeiro), o que faz subir o financiamento do município no setor da Cultura para os 1,33 milhões de euros, em 2021. Recordamos que a linha “PROGRAMAR” tem uma dotação de 450 mil euros, a linha “ANIMAR” de 150 mil euros e a linha “REVITALIZAR” de 100 mil euros.

“As mais valias do VISEU CULTURA são muitas, mas gostaria de destacar um facto que faz toda a diferença: 90% do financiamento municipal fica em Viseu, ou seja, é atribuído a instituições e atores locais. Esta é uma característica que distingue a política cultural que definimos para o nosso concelho e que assume uma importância fulcral no momento tão difícil que atravessamos”, sublinha a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Conceição Azevedo.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *