Município de Tondela vai celebrar Dia Mundial das Bibliotecas

29/06/2023 09:19

Para assinalar o Dia Mundial das Bibliotecas, o Município de Tondela vai abrir na tarde deste sábado, 1 de julho, no Parque Urbano, uma “casinha de leitura”, uma estrutura destinada à promoção do livro e da leitura. O projeto foi criado com o objetivo de levar o livro às pessoas que não podem deslocar-se à Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro. 

Na estrutura de madeira, em formato de casa, serão depositadas edições de temáticas diversificadas. A ideia é que os cidadãos que se desloquem ao parque as possam usar ou, caso preferirem, levá-las para casa e após a sua leitura as entreguem no mesmo local. 

Também há a possibilidade de as pessoas, caso gostem muito de uma obra, poderem ficar com a mesma, substituindo-a por outra que tenham na sua biblioteca caseira. 

O projeto “Leve, leia e devolva!” vai permitir desta forma incentivar o gosto pelo livro e pela leitura junto de crianças, jovens, adultos e população sénior. 

«Se relativamente às crianças e aos jovens a leitura contribui para o seu desenvolvimento cognitivo, aumentando as capacidades de comunicação e expressão oral, ao mesmo tempo que potencia o gosto pelo conhecimento, a curiosidade, a concentração e a memória, já nos adultos o livro é um excelente companheiro neste fantástico espaço de lazer e convívio», refere o vereador com os pelouros da educação e cultura na Câmara Municipal, João Carlos Figueiredo.

A gestão deste projeto educativo e cultural está a cargo dos técnicos da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, que farão todos os meses a monitorização do mesmo, além de substituírem as obras colocadas à disposição do público. 

A Câmara Municipal de Tondela deseja abrir, no futuro, mais “casinhas de leitura”, noutras zonas de lazer existentes nas várias freguesias do concelho.

A inauguração da primeira “casinha” está marcada para as 17h00, deste sábado, no Parque Urbano. O Dia Mundial das Bibliotecas vai ser assinalado ainda com um espetáculo de ballet infantil, que será seguido da leitura de contos. O programa festivo é dedicado a pais e filhos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *