No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que se assinala esta sexta-feira, 29 de setembro, a autarquia de Tondela lançou uma campanha junto das escolas para diminuir o desaproveitamento de comida nos refeitórios.
Os alunos dos dois agrupamentos de escola e da Escola Profissional estão a receber autocolantes com a mensagem “Desperdício zero alimentar”. A ideia é que as crianças e os jovens desperdicem menos géneros alimentícios na escola, mas também em casa.
João Carlos Figueiredo, vice-presidente da Câmara de Tondela e vereador com o pelouro da Educação na autarquia, explica que esta «é uma campanha simbólica que lançámos pela necessidade que sentimos de alertarmos e consciencializarmos os nossos jovens para a importância de combater o desperdício alimentar. Todos os dias no nosso país vão milhares de refeições para o lixo, quando sabemos que há pessoas com necessidades e importa nestas idades começar a construir uma consciência cívica de alerta para o combate ao desperdício e levá-los a tomar uma atitude na escola e em casa».
Esta ação de alerta para o fim do desperdício alimentar terá seguimento ao longo do ano letivo, estando prevista a realização de mais ações nas escolas, nomeadamente com os estudantes a realizarem cartazes, reportagens fotográficas e em vídeo nos refeitórios, com o objetivo de consciencializar os alunos a adquirirem a senha de almoço apenas quando pretendem realizar a refeição.
Foto // CM Tondela