Durante os meses de março e abril, em plena primavera e com o desabrochar das flores, o município de Resende promove visitas guiadas pela Rota das Cerejeiras em Flor. É nesta época que as encostas do rio Douro, em Resende, se cobrem de um manto branco proporcionado pelas cerejeiras em flor que, nesta altura do ano, se encontram em plena floração.
Do programa consta uma visita guiada ao Museu Municipal de Resende e uma viagem pelas freguesias de São João de Fontoura, São Pedro de Paus, Barrô e São Martinho de Mouros, onde o cultivo das cerejeiras é mais evidente. A ronda finaliza com uma visita ao Centro Interpretativo da Cereja, em São Martinho de Mouros (onde uma técnica mantém o diálogo com os visitantes e explica o desenvolvimento da fileira da cereja) e com a oferta de uma degustação de produtos locais derivados da cereja, como compotas, licores e chá de pés de cereja.
Os visitantes são, ainda, convidados a participar num workshop dedicado à cerejeira em flor. As inscrições devem ser realizadas através dos seguintes contactos do Museu Municipal de Resende: tel. 254 877 200 ou e-mail museu@cm-resende.pt
Caso não tenha oportunidade de agendar uma visita guiada, a autarquia sugere um passeio, em família, pelo Douro, com a igual possibilidade de admirar as cerejeiras em flor.
De referir que a freguesia de Paus comemora a Cerejeira em Flor, este domingo, dia 26 de março, a partir das 15h30, com a participação dos vários ranchos folclóricos do concelho, numa festa organizada pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de São Pedro de Paus, com o apoio do município de Resende.
Depois das cerejeiras em flor, o município celebra a sua afamada cereja, com o habitual festival que, este ano, decorre em dois fins de semana: 3/4 e 10/11 de junho, numa mostra que apresenta o fruto, acompanhado de animação e música popular.