O arranque no terreno da 2ª fase de Ampliação do Parque Industrial, o projeto do Parque de Água de Mortágua e a construção de 10 apartamentos para arrendamento a custos acessíveis, são alguns dos investimentos que se destacam para 2025.
Na introdução aos dois documentos é referido que os objetivos do Orçamento e das Grandes Opções do Plano para o ano de 2025 estão alinhados com o compromisso do Executivo Municipal de “trabalhar para o desenvolvimento de Mortágua, fazendo-o de forma sustentável para as gerações atuais e futuras, manter a capacidade do Município de realizar os projetos necessários, valorizar os nossos ativos, e valorizar a vida dos Mortaguenses”.
“Mantendo o rumo de uma Mortágua para as pessoas, que comece por ser para os Mortaguenses, mas também proporcionando condições de qualidade de vida que levem outros a escolher Mortágua para se fixar, viver e trabalhar”, acrescentam.
A finalidade de todo o trabalho a desenvolver é, continua a ser, “servir os Mortaguenses, apoiando e valorizando todos sem exceção, tendo sempre presente o ideal da construção permanente de uma Melhor Mortágua, uma Mortágua com futuro”.
Destacam-se como projetos estruturantes a executar em 2025 e anos seguintes:
. Ampliação do Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira (2ª fase)
O Município já adquiriu a quase totalidade dos 20 hectares da área de ampliação e em 2025 vão iniciar-se as obras no terreno. O investimento global, entre aquisição de terrenos e a implantação de infraestruturas (redes de Água, Saneamento Básico, Energia, Arruamentos, Telecomunicações, entre outras) deverá ascender a cerca de 5 milhões de euros.
. Criação do Parque de Água de Mortágua/espaço de recreio e lazer na zona do Valongo – Breda
Futura área de lazer e pólo de atração turistica, potenciando uma maior ligação e usufruto da albufeira pelos mortaguenses e pelos visitantes. Além de uma piscina flutuante, o Parque da Água terá zonas verdes e equipamentos de apoio que permitam a sua utilização durante todo o ano.
O Estudo Prévio já foi elaborado e o Projeto de Execução vai ser desenvolvido durante 2025.
. Requalificação do Largo da Feira de Vale de Açores e espaços envolventes (Parque das Festas)
A intervenção tem como objetivo valorizar e tornar mais aprazível e harmonioso todo aquele espaço, promovendo uma sua maior fruição. Prevê-se o lançamento do concurso e início da execução da empreitada em 2025.
. Ligação (modos suaves) Estação – Agrupamento de Escolas – Mortágua, incluindo qualificação das Ruas do Lagar e Manuel Lourenço Ferreira (Rua da Estação).
Intervenções a realizar no âmbito da promoção da mobilidade suave, nomeadamente da circulação pedonal e ciclável. A Rua do Lagar será beneficiada com a criação/ alargamento de passeios desde a Caniveta até à Rua Vasco da Gama/Zona Escolar.
Estão também previstas intervenções na Rua da Estação (construção de passeios) e uma nova ligação pedonal e ciclável a ligar a Estação à zona escolar (Escola EB2.3 e Escola Secundária).
Obras já lançadas e com execução em 2025:
. Requalificação da antiga Escola Primária de Mortágua e cantina para Habitação a Custos Acessíveis.
A intervenção vai permitir criar 10 apartamentos (8 apartamentos T2 e 2 apartamentos T1) para arrendamento a custos acessíveis. Projeto resulta de candidatura aprovada e contratualizada entre o Município e o IHRU no âmbito do Programa Habitação Acessível, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento de 1,1 milhões de euros.
. Alteração e ampliação da Escola Primária e Pré-Primária da Gândara – Centro de Atividades Escutista
A obra encontra-se já em execução e representa um investimento superior a 200 mil euros.
Vai permitir a recuperação dos edifícios e promover a sua utilização como espaço-sede e de desenvolvimento das atividades internas do Agrupamento de Escuteiros de Mortágua, e de condições adequadas para receção e acolhimento de outros grupos escutistas.
. Ampliação de redes de drenagem e construção/requalificação de ETAR`S
O investimento nas infraestruturas básicas, nomeadamente ao nível das redes e sistemas de tratamento de águas residuais, vai ter continuidade em 2025. É de referir a construção da ETAR de Pomares, que irá tratar os efluentes desta povoação e das povoações de Vale da Vide e Barracão. A empreitada já foi adjudicada e representa um investimento superior a 300 mil euros.
A empreitada de revitalização da ETAR do Crafuncho também avança em 2025. A obra já foi adjudicada e representa um investimento de cerca de 157 mil euros.
Em 2025 prevê-se também o lançamento do concurso para a construção da ETAR de Sula.
Estes investimentos, não sendo tão visíveis, têm um impacto na qualidade de vida pessoas e na preservação do Ambiente.
Prevê-se em 2025 a execução da rede de drenagem de águas residuais das povoações de Santa Cristina, Barracão e Vale da Vide, bem como a ampliação das redes de drenagem da Felgueira e de Almaça.