O Município de Mangualde e a Guarda Nacional Republicana (GNR) celebraram um protocolo, que visa a associação destas duas entidades ao projeto “eGuard”.
Trata-se de um serviço de teleassistência para munícipes mais vulneráveis, nomeadamente, em situações de dependência, isolamento e sem apoio familiar.
Com o apoio da Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI), o projeto irá distribuir um dispositivo eletrónico de apoio gratuito aos idosos, permitindo a sua monitorização permanente através de um portal que se encontrará acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR de Viseu.
O equipamento associado ao sistema “eGuard” consiste num objeto do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de 3 segundos aciona uma chamada SOS para a GNR. A sala de situação da GNR recebe os alertas e aciona os meios de socorro.
As despesas referentes a cada um dos dispositivos serão assumidas pelo Município de Mangualde, sendo que os primeiros munícipes a receber este equipamento já estão identificados.
Segundo Elísio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, esta iniciativa vem dar resposta aos «efeitos negativos das situações de isolamento e solidão, através da criação de respostas integradas e aproveitando as sinergias que cada parceiro poderá desenvolver, sobretudo nas componentes fundamentais da segurança, do socorro e da ação social».
Maria José Coelho, Vereadora da Ação Social do Município de Mangualde, congratulou-se com a adesão ao programa, uma vez que a autarquia tinha já, há alguns anos, a intenção de promover um projeto que garantisse, 24 horas por dia, a segurança dos idosos no conforto das suas casas, permitindo, ao mesmo tempo, que desfrutem da proximidade e interação com a comunidade, com maior qualidade de vida, de saúde, segurança e autoestima.
















