Promovido pelo Município de Lamego e pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), aconteceu na passada terça-feira o I Encontro do Cuidador Informal, no auditório da Associação de Municípios do Vale Douro Sul.
O evento que contou com uma boa adesão teve como principal objetivo informar os cuidadores informais, através de profissionais de referência de diversas áreas, sobre os seus direitos e as medidas de apoio existentes, bem como sensibilizar para o desgaste emocional que ser cuidador pode acarretar, ensinando algumas técnicas para que este possa ser minimizado.
Catarina Ribeiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, esteve presente no evento e garantiu: «Queremos apoiar cada vez mais os cuidadores informais e o agregado familiar envolvido. Sabemos que a vida de quem cuida é difícil e, muitas vezes, é deixada para trás. Os cuidadores também precisam de cuidados e estamos empenhados em encontrar medidas para que isso aconteça».
Recorde-se que, em 2020, Lamego integrou o restrito lote de municípios que desenvolveram projetos-piloto que permitiram aos cuidadores informais solicitar o Estatuto do Cuidador Informal, junto dos serviços da Segurança Social.
A organização do Encontro do Cuidador Informal contou com a parceria da Segurança Social e da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Delegação de Lamego.