A Câmara Municipal de Lamego celebrou protocolos de apoio financeiro e contratos de desenvolvimento desportivo com 54 associações culturais, recreativas e desportivas do concelho, no valor total de 485 mil e 571 euros. Este montante, que representa um crescimento significativo em relação ao ano anterior, não contabiliza o custo da cedência de instalações e apoio logístico, nem inclui diversas associações específicas também apoiadas, nomeadamente na área da proteção civil, como Bombeiros Voluntários e equipas de sapadores.
O montante financeiro total disponibilizado por este município ao movimento associativo da sociedade civil em 2025 será superior a 1 milhão de euros, tendo subido de 586 mil euros, em 2021, para 949 mil, em 2022. Em 2023 e 2024 foi respetivamente de 907 mil euros e de 1 milhão e onze mil euros.
Na sessão de assinatura dos documentos, o presidente Francisco Lopes agradeceu a dedicação dos dirigentes associativos que «desempenham um papel muito importante na nossa comunidade»: «Estas associações desenvolvem, ao longo do ano, um trabalho árduo e difícil. Elas devem colaborar entre si na promoção de atividades para que ganhem maior visibilidade e mobilizem mais os lamecenses. Aquilo que este concelho vivencia de animação depende, em grande parte, da vossa dinâmica e capacidade de fazer coisas».
O autarca também realçou que, para além deste apoio municipal, a autarquia presta ao longo do ano outro tipo de auxílios, nomeadamente na área da logística e na cedência de instalações.
A assinatura dos protocolos de colaboração, que visam fomentar o desenvolvimento de funções sociais decorreu, esta quarta-feira, dia 19, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.