Município de Carregal do Sal promove reflexão sobre incêndios do passado mês de setembro

28/11/2024 09:45

O Município de Carregal do Sal realizou um colóquio para« refletir sobre os nefastos incêndios de setembro último», no Mercado d’Ideias de Carregal do Sal, onde marcaram presença diversos agentes de Proteção Civil.

Dividido em dois painéis, o Colóquio promoveu a discussão e análise dos desafios futuros destes agentes na “Prevenção/Vigilância” e no “Combate” aos incêndios.

Andreia Rodrigues, Investigadora da Universidade de Coimbra, moderou o 1.º painel que teve como oradores Paulo Catalino, Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal; Sandra Ferreira, Técnica do Gabinete Técnico Florestal do Município de Carregal do Sal; João Quadrado, Perito Coordenador Região Centro da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais; Joana Carinhas, Chefe de Núcleo Sub-regional da DRCNF-Centro em representação do Instituto de Conservação da natureza e das Florestas e em representação da Guarda Nacional Republica, Major Fábio Lamelas, Chefe da Secção de Proteção da Natureza e Ambiente.

O 2.º painel, moderado por José Dias Batista, Vereador da Câmara Municipal de Carregal do Sal contou com os contributos de Miguel David, Comandante Sub-regional de Viseu Dão Lafões em representação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; Capitão Renato Figueiredo Unidade Especial Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana; Filipe Lopes, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal e Francisco Campos, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato.

«No final dos trabalhos, concluiu-se que, apesar de muitos paradigmas terem mudado desde os incêndios de 2017, há ainda muito a fazer no que concerne à prevenção, pois a mística existente não deixa que a evolução de pensamentos acompanhe as necessidades atuais. Para além disso, foi reiterada a necessária coordenação entre todos os agentes da Proteção Civil», adianta a Autarquia Carregalense.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *