Mortágua: Inauguradas várias obras ligadas ao Património Rural e ao Turismo

13/11/2020 18:58
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, procedeu hoje, dia 13 de novembro, à inauguração de vários investimentos no concelho de Mortágua ligados ao mundo rural e ao turismo.
Segundo o comunicado, em Vale de Mouro inaugurou a Casa da Eira, integrada no Parque Temático da Associação Local, e o Lagar de Varas, que foi recuperado e voltou a funcionar como outrora.
O Lagar de Varas foi objeto de uma intervenção de recuperação, da responsabilidade da Câmara Municipal, que apresentou uma candidatura ao Gabinete de Ação Local da ADICES, no âmbito do PDR 2020 – Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias, para financiamento da intervenção, refere a nota.
“Trata-se de um lagar de azeite centenário, cujo funcionamento se baseava nas designadas varas ou prensas, que efetuavam a prensagem da azeitona, daí a designação de “Lagar de Varas”.”
Sendo um exemplar único no concelho, a Câmara Municipal empreendeu a sua recuperação, com o objetivo de preservar este património, do ponto de vista arquitetónico, histórico e cultural, e tornando-o num fator de atratividade turística, social e económica, a juntar ao Parque Temático já existente.
A intervenção de reabilitação do lagar foi complementada com o arranjo urbanístico da sua envolvência, criando uma zona de lazer junto à ribeira, a autarquia referiu também a recuperação dos lavadouros e a criação de uma interligação entre os vários espaços requalificados.
A recuperação contou com o apoio da Adices, Câmara Municipal de Mortágua e Junta de Freguesia de Espinho.
Nesta localidade foi ainda inaugurada a Casa da Eira, também recuperada, e que integra o Parque Temático da Associação local.
“O Parque Temático de Vale de Mouro é constituído por duas casas que, outrora, serviam de abrigo ao cereal, junto de uma eira. A Associação Cultural e Recreativa de Vale de Mouro procedeu à requalificação dessas casas, com apoio do Município de Mortágua, criando duas unidades de Alojamento Local.”
Já em Mortazel, a Ministra inaugurou o complexo turístico “Mortazel River Houses”, de iniciativa privada, termina o Município.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *