O projeto Página Solta, que junta Beatriz Neri e Rita Mendes, sobe, na próxima quinta-feira, 17 de abril, ao palco do Centro de Animação Cultural de Mortágua. É mais um espetáculo inserido no programa Quintas a Rir, promovido pelo Município, no âmbito da sua agenda cultural para 2025.
A dupla tornou-se conhecida pelos seus vídeos no TikTok e no Instagram e em 2023 participaram no programa Got Talent Portugal (RTP), dando nas vistas com a sua criatividade.
Aquilo que começou por ser uma brincadeira numa noite de Natal transformou-se num projeto de sucesso. Desde então, o crescimento nas redes sociais tem sido constante. Atualmente têm 71,6 mil seguidores no TikTok e cerca de 10 mil no Instagram, com vários vídeos que ultrapassam um milhão de visualizações.
As autoras, duas jovens de Braga, descrevem o projeto como “poesia cómica” ou uma mixórdia de poesia, teatro e comédia. Por vezes, as frases são “completamente absurdas”, mas ditas com tanta seriedade que acabam por provocar risos.
Foi graças à representação que se conheceram há cerca de dez anos, numa academia de teatro em Braga. Hoje conseguem viver exclusivamente da Página Solta, embora Beatriz também trabalhe em teatro musical.
Beatriz e Rita escrevem sobre assuntos sérios como as amarguras da vida, o estado da sociedade, a condição da mulher. Com uma mistura de ironia, absurdo, clichés e referências a tudo o que nos rodeia, as duas personagens declamam a sua arte, levando-se demasiado a sério. Inspiram o mundo e expiram poesia.
Para todos os público, o espetáculo, com duração de uma hora, tem início às 21h00 e os bilhetes, com um custo de 3,80€, podem ser adquiridos no local ou online em https://mortagua.bol.pt/Comprar/Bilhetes/153709-quintas_a_rir_pagina_solta-c_a_c_mortagua/