Monumentos em Mangualde iluminam-se de azul pelo autismo

31/03/2021 16:06
O município de Mangualde vai aderir ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se comemora anualmente a 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.
O objetivo da campanha é sensibilizar a população e ajudar a derrubar preconceitos. A autarquia local vai, assim iluminar alguns dos seus monumentos de azul, algo que é repetido pelo mundo inteiro.
Segundo o Manual de Saúde Mental – DSM-5, o Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Transtornos do Espectro Autista (TEA). Consiste num distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restritivo e repetitivo. Afeta o processamento das informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e as sinapses se organizam. Contudo, a forma como este processo ocorre a nível cerebral ainda não é bem compreendido.
Acredita-se que existam mais de 70 milhões de pessoas com Autismo, segundo a ONU. Afeta cerca de uma em cada cento e cinquenta crianças. É uma condição permanente, ou seja, não tem cura. A incidência é maior nos rapazes, tendo uma relação de quatro rapazes para cada rapariga.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *